quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Entre o perdoar e o esquecer

"Perdôo mas não esqueço"

Este tema está mais que batido mas não raras vezes ouvimos esta velha máxima. Que a meu ver (e vale aquilo que vale) não é mais que uma boa forma de dizer: “eu não perdoei”. Porque a segunda parte da frase soa-me como uma quase ameaça. Ou uma vingança.

Não estou a dizer que depois de cada perdão vem uma crise de amnésia que nos faz apagar tudo o que se passou. Porque acredito que na grande maioria das vezes a parte mais difícil vem depois do perdão. Não basta perdoar: é preciso perdoar até não ficar marca.

Só isso nos dá paz para seguir em frente, arrumar tudo na gaveta do “já passou” e esquecer no melhor sentido da palavra. E não é por isso que andamos a fazer papel de tolinhos. Entre o perdoar e o esquecer deve estar a nossa humildade e fortaleza. Porque "no fim da vida seremos julgados pelo amor" e não pelas situações mal resolvidas que levamos na nossa cabeça. (é que nem levamos a cabeça atrás)

“O perdão é um tema decisivo na nossa vida porque é também ele que revela quem somos e como somos.
Padre Tolentino Mendonça

Quem me ensinou e continuar a ensinar mais sobre perdão está lá sempre com a regularidade com que O procuro: a perdoar-me. E sei que “esquece” porque me dá sempre uma nova oportunidade de recomeçar. Mesmo que já lhe tenha pedido desculpa da mesma coisa mil vezes antes.

E às vezes a primeira pessoa que temos de perdoar somos nós próprios.

“O perdão não é instantâneo nem é um acto mágico. Precisamos de tempo para pensar no que aconteceu, precisamos de perceber as implicações, de sentir arrependimento, de ver que era possível fazer de outro modo, de lamentar o sucedido, enfim são tantas as variáveis! Nunca saberemos os caminhos do perdão no coração dos homens mas tem que haver um momento em que as variáveis não contam. Chegamos ao perdão sem dúvidas, num momento de graça.”
Padre Tolentino Mendonça

E por isso é preciso dar o braço a torcer, ou torcer o braço, ou que tiver de ser torcido. 

Sem comentários: