segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

UM DOS MELHORES DE SEMPRE, EM QUALQUER LATITUDE



To kill a mockingbird, de Harper Lee, é sem sombra de dúvida um dos meus romances preferidos de sempre, e não estou sozinha nesta escolha.
Atticus Finch é um jovem advogado duma cidade do sul dos Estados Unidos dos anos 30 (do século passado), a quem a mulher morreu deixando-o sozinho com a tarefa de educar dois filhos pequenos, Scout e Jem. 
Atticus (a quem os filhos tratam assim, pelo nome), que é um homem íntegro, honesto, corajoso, atento ao próximo, em suma, um cavalheiro, vê-se confrontado com a necessidade de defender um negro acusado de molestar uma rapariga branca, um crime de morte naquele tempo e naquele lugar, o que o coloca na peculiar situação de, sendo um dos homens mais admirados da cidade, ter assumido uma atitude que o coloca entre os mais desprezíveis.
Este drama, e muitos outros, é narrado pelo olhar de Scout, a filha mais nova, uma criança de dez anos, que está a aprender como se vive e que olha para as coisas com um olhar perspicaz, inteligente e sempre pronto a descobrir novas manigâncias, em cumplicidade com o irmão mais velho.
Um romance maravilhoso e insuperável.

E, claro, depois há o filme de Robert Mulligan, com o título português de Na sombra e no silêncio, que é outra pérola preciosa, embora, claro, muito menos interessante e profundo que o livro. Mas pf não troquem um pelo outro!


Sem comentários: