terça-feira, 3 de março de 2015

Hoje ensinei a palavra saudade

Hoje ensinei a palavra saudade a um esloveno.

Não sabia falar português. Só sabia dizer "Olá".(que a meu ver já é muito bom, eu não sei dizer "olá" em esloveno).

Perguntou-me uma frase que fosse importante saber dizer caso viesse a Portugal. Pensei em Portugal, pensei em português e disse:

"Quero um café e um pastel de nata"

Pensei em Portugal. Pensei nos carris do elétrico. Nas casinhas pequenas com azulejos. Pensei em Belém, no Mosteiro dos Jerónimos. Nas pedras da calçada, nas ruas apertadas do Bairro Alto. Pensei no café, na bica (que tipicamente se acompanha com um pastel de nata). 

Espero sinceramente que alguém lhe dê uma resposta mais útil que a minha.

Pensei em Portugal e fiquei com saudades. Como se me fosse embora, ou como se não estivesse cá mais. E ensinei-lhe a palavra saudade. Essa palavra que só existe em português e que pinta as paredes da nossa cidade. Expliquei-lhe o que significava, ele a algum custo percebeu. 

Saudade.
Essa palavra que só existe em português e que só bate no peito de um português.