sexta-feira, 13 de março de 2015

Porque hoje é sexta-feira (III)

(...a saga continua: aqui)
Como se pode ler no blog, hoje festejamos o pontificado do Papa Francisco, eu fiquei inspirada pela cidade que mais me encanta: Roma. E porque não neste semana a nossa receita de sexta-feira ser em honra deste aniversário? Vamos festejar com uma boa pizza e com sabores bastante italianos? ok, haverá um mais espertinho que comente que devia ser uma receita argentina!
Cá está uma receita que eu gosto muito de fazer Pizza, e esta receita vem diretamente da minha cabeça, e como a minha cabeça é confusa isto vai sem medidas, dependente dos amigos que convidem lá para casa...
 
"PIZZA À MODA CONFUSA DA DITA!"
gosto de juntar os sabores mais mediterrâneos que há:
 
  • massa (utilizar sempre a receita da avó, nunca invente);
  • cogumelos frescos (os cogumelos frescos têm que ser bem lavados (segundo a minha mãe) passe em vinagre, parta com a faca bem afiada para os laminar como deve ser, depois levar à chapa com um pouco de azeite, sal e se não ligar às dietas com um pouco de manteiga e molho de soja (aí não tempere com sal);
  • o molho de tomate se tiver tempo que seja caseiro (ralar tomate com cebola alho, azeite e pimentos)
  • ao molho de tomate pode juntar pesto (normalmente também utilizo caseiro, mas há muitos e bons por ai);
  • o queijo deve ser ralado (pode juntar vários tipos, mozarela, queijo da ilha e para os corajosos   queijo bleu d'auvergne) não tenha medo de ser generosa com o queijo!;
  • levar ao forno;
  • quando a Pizza estiver praticamente a finalizar a sua cozedura, juntar mozarela fresca e tomate seco (partido aos bocados, mas não abuse, pois é muito acido), e claro as folhas de orégãos;
  • levar ao forno novamente, até o queijo derreter
  • por fim, quando servir pode juntar uma folhas de rúculas com um fio de azeite.
  • ideal para comer com legumes assados temperados com azeite e alho.
  • para beber aconselho um bom vinho tinto (aqui, aqui e aqui), para os mais pequeninos limonada e para os outros cerveja italiana (aqui)
 
Bom jantar de sexta-feira!
 
 
 
 
 

Sem comentários: