quinta-feira, 16 de abril de 2015


É a hora!
Há uns anos, ouvia-se as pessoas dizer que um dia teríamos de voltar a apostar na terra e que seríamos forçados a valorizar de novo as hortinhas, os mealheiros, o caseiro. Agora, vê-se por aí, ora na versão mais cosmopolita, ora na dimensão mais rural, a proliferação do tradicional, das pequenas hortas no meio da cidade, para aproveitamento de terrenos vazios, a ida a casa da mãe ou da sogra, trazendo no regresso os legumes muito desejados, os trabalhos de costura artesanal, entre muitas outras coisas que dão razão aos que outrora já o anunciavam.
Neste momento, parece que se começa a tomar consciência do problema da falta de natalidade, devido a uma série de fatores, mas também devido à erosão da realidade. Ao longo deste tempo, foram-se desprezando os valores e a família, para dar origem às competências, ao carpe diem, mas pelo caminho não percebemos que caminhávamos para o abandono dos mais idosos, para a rejeição das vidas que não chegam a sê-lo ou que chegam mas não são bem recebidas, para a incapacidade de resolução de problemas como a criminalidade e a delinquência, para o desprezo pela deficiência e pela pobreza.
Prevejo, na linha do que se vai falando por aí, que brevemente teremos de voltar a apostar na família. A Igreja sempre o defendeu. Nestes últimos tempos, fê-lo de forma muito intensa e o Papa Francisco continua a insistir- O tema da família encontra-se no centro duma profunda reflexão eclesial e dum processo sinodal que prevê dois Sínodos, um extraordinário – acabado de celebrar – e outro ordinário, convocado para o próximo mês de Outubro. (in MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XLIX DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS)
A família é tão importante porque é o primeiro lugar onde o eu é Eu, onde se conhece o amor, onde se comunica, onde se vive. A família é chamada para a comemoração do Dia Mundial da Comunicação porque é o princípio, o meio e o fim de toda a nossa vida terrena, como tão bem explica o Papa no referido documento. De facto, desde o ventre, passando pela aprendizagem da língua materna, pelo diálogo dos afetos, pela procura de soluções, pela experiência do perdão, pelo apoio na doença, tudo é na família, tudo é família.
E não abandonando as palavras pontifícias, o convite é claro. Não podemos deixar que se trate a família como uma entidade abstrata, uma espécie de nuvem. Não. Não podemos continuar a apostar em consumir tudo e mais alguma coisa e deixar que o virtual nos governe em nome do lucro, em nome não sei do quê. O Papa Francisco, de uma forma muito clara mas muito bonita, convida-nos a narrar a história da nossa vida entrelaçada nas vidas do que amamos, dos que nos rodeiam.
Agora que encontrámos a alegria de Jesus Ressuscitado, é a hora de voltar a acertar na melodia, e de descobrir o que sempre esteve aqui, nós é que decidimos olhar para longe.
A família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe
comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro.



Sem comentários: