sexta-feira, 28 de abril de 2017

Sacos Azuis há muitos

Se há coisa que esteve presente na minha vida de estudante foi o saco azul do IKEA, nas primeiras mudanças da casa nova em Lisboa, para levar os apontamentos e as fotocopias da faculdade, depois para ir aquelas compras no Pingo Doce já sem a companhia doa Mãe....
Nos Açores, no dia que deixei aquele trabalho enfiei o material todo da secretária no saco azul do IKEA (sei que com a caixa à filme americano dá muito mais estilo!) O facto é que este saco é tão util - e ecológico - que tornou-se presente.
Por isso acho encantadora a resposta do IKEA à -  polémica- imitação da Balenciaga:

_________________________|| ||_________________________




Imitações há muitas, mas assim tão óbvias é raro encontrar. A mais recente é aquela levada a cabo pela Balenciaga que deixou o mundo digital em sobressalto ao copiar o famoso saco azul da IKEA — sim, aquele que usa para ir às compras. 
O choque aqui não é a imitação — ou a falta de originalidade, já que sob este aspeto muita água podia rolar— da maison de origem espanhola, mas sim o preço. A carteira azul da Balenciaga chama-se “The Carry Shopper” e custa 1395€, ao contrário do saco da marca sueca que fica por menos de um euro, mais concretamente, 0,70€. 
A IKEA, que na altura do lançamento da carteira, tinha admitido ficar “muito lisonjeada” com a imitação da Balenciaga, lançou agora uma resposta formal à imitação. A marca sueca criou um anúncio para o seu tão famoso saco com uma mensagem que não deixa confusões. 


No anúncio é possível ler:
“1)  Abane. Se fizer barulho, é o verdadeiro.
2) Multifuncional. Pode carregar equipamentos de hóquei, tijolos e até água.
3) Atire-o para a terra. Para um verdadeiro FRAKTA basta passar água e fica limpo.
4) Dobre-o. Se for capaz de o dobrar até ser do tamanho de uma bolsa pequena, então parabéns.
5) Olhe para dentro. O original tem uma etiqueta da IKEA no interior.
6) Etiqueta de preço. Apenas 0,70€.”

Se ainda tinha dúvidas quanto à marca do saco azul que lá tem em casa basta repetir os passos do anúncio para ficar super esclarecido. 

Sem comentários: